Benefícios do Azeite

tipos de azeite

Todos nós conhecemos o famoso azeite. Um produto alimentar que ajuda na degustação de alguns alimentos e que faz muito bem à saúde. Aqui mostraremos os tipos de azeites e seus benefícios para o organismo.

O azeite é um produto alimentar extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Trata-se de um alimento antigo e clássico da culinária. Além de obter diversos benefícios para a saúde, o azeite também é um ótimo indicador para dar sabor e aroma aos alimentos.

Pode se dizer que a região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, em razão das condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras.

A cultura do azeite foi difundida pelas regiões mediterrâneas e, em Portugal, o azeite foi um dos primeiros produtos a serem exportados.

Já o Brasil, é classificado como o sétimo maior importador mundial de azeite e o segundo de azeitonas. A principal causa é que, por enquanto, o país não planta oliveiras, e por isso mesmo, não produz azeitonas nem o azeite.

tipos de azeite

Tipos de Azeites

A escolha do tipo de azeite é muito importante para a harmonização dos alimentos. A harmonização é o nome dado à escolha do tipo de azeite que realça de forma agradável o prato a ser degustado.

Como escolhemos os vinhos mais apropriados para cada ocasião, o mesmo acontece com o azeite. O mais importante é saber o que diferencia um tipo de azeite do outro para confirmar a escolha ou sua preferência particular de paladar.

Existem vários tipos de azeites disponíveis no mercado, os mais qualificados são:

  • Azeite de Oliva: Também chamado simplesmente azeite, é um óleo vegetal extraído da azeitona. Ou seja, é o produto extraído somente do fruto da oliveira, considerado gordura saudável para o organismo.
  • Azeite de Oliva Extravirgem: Considerado um azeite de alta qualidade e muito bom para a saúde, por possuir antioxidantes e acidez de até 0,8%. O processo utilizado para extraí-lo é o “com pressão”, em que não há aquecimento para não perder seus nutrientes. Seu consumo diário, provoca uma excelente digestão dos alimentos ingeridos.
  • Azeite de Oliva Virgem: Seu processo é o mesmo que o azeite Extravirgem, porém a diferença é que ele tem até 2% de acidez e possui um sabor mais leve. É preparado em um processo mais maduro das prensagens da oliva e de seus demais óleos.

Todos são considerados saudáveis e ótimos na harmonização dos alimentos, porém os que promovem mais benefícios para a saúde são os azeites Extravirgem e o virgem. A razão disso, é por eles apresentarem níveis mais elevados das vitaminas A e E. Entretanto, o cozimento deles podem destruir partes dos seus benefícios.

Acidez do azeite

Em geral são aplicados alguns critérios que define a qualidade de um azeite de oliva extra virgem. E um dos principais critérios seria sua acidez.

A acidez é um dos principais indicativos de qualidade de um bom azeite. Quando mais baixa a acidez, maior a indicação de que as azeitonas são de boa qualidade e que foi processado imediatamente após a colheita.

A acidez se refere à proporção de ácidos graxos livres em relação ao ácido oleico presente no azeite, sendo esta, expressa em graus.

Esta proporção de ácidos livres diante do ácido oleico é a consequência de uma má conservação dos frutos ou do tratamento, não tendo absolutamente nada a ver com seu sabor.

Benefícios do Azeite

O azeite é o mais saudável das gorduras que consumimos. Além do sabor e aroma que proporciona à comida, o azeite é benéfico para a saúde.

  • Previne o câncer: Um dos ótimos benefícios do azeite é o equilíbrio que acontece no corpo mantendo o saudável. Uma alimentação regada de azeite ajuda a todos. Em Organizações que trabalham com a luta contra o câncer, além do tratamento necessário, é também informado ao paciente o quanto a alimentação é necessária e um dos seus alimentos mencionados é o próprio azeite.
  • Doenças do coração: O azeite ajuda a manter a função cardíaca, mesmo na velhice. É também um excelente aliado na prevenção da hipertensão arterial, podendo prevenir infartos.
  • Colesterol: O uso diário do azeite reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) que melhoram o fluxo sanguíneo evitando derrames ou infartos.
  • Perda de peso: O uso do azeite faz com que sua gordura saudável ajude a aumentar o metabolismo do organismo e, consequentemente, auxiliando na perda de peso.
  • Pele: Por ser um antioxidante e possuir vitamina E, o azeite evita a oxidação das células da pele, retardando os sinais de idade.
  • Vitamina E: A abundância de vitamina E presente no azeite faz com que seu organismo estimula a produção de cabelo. O cabelo fica sedoso, macio e brilhante. Por consequência disso, o aumento na produção pode ser um fator de doação de cabelo para fazer o bem a pacientes em tratamento de câncer.
  • Anti-inflamatório: Também por ser um antioxidante, o azeite possui atividades similares a de um anti-inflamatório, prevenindo de doenças crônicas e inflamatórias que permite um organismo saudável.
  • Saúde mental: Há estudos que apresentam a grande importância do azeite para a mente. Pesquisam relatam que quem faz uso diário do azeite tem uma menor chance de desenvolver doenças como a depressão, Alzheimer, entre outras.

O azeite de oliva, especialmente o Extravirgem, proporciona vários benefícios ao nosso corpo. Não podemos esquecer que tudo começa pelo seu uso diário nos alimentos existentes nas dietas.

É de grande importância a adição do produto no seu dia a dia. Além de produzir aroma e sabor peculiares, nos proporciona saúde e excelentes benefícios ao nosso corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *