Comunicação e marketing

Comunicação e marketing: qual o futuro para os profissionais?

Comunicação e marketing

Considerada como a profissão do futuro, a área de comunicação e marketing ganha cada vez mais espaço junto às empresas e organizações. O mercado se amplia a cada dia, surgindo novas possibilidades profissionais, como também cursos específicos de formação, como a graduação em marketing. Sua importância aumenta também por causa da crescente influência das novas tecnologias (como o uso de smartphones) e das redes sociais (expressivo público-alvo cada vez mais valorizado pelas empresas). 

Engana-se quem pensa que a atuação em marketing esteja relacionada meramente à publicidade e propaganda. Hoje em dia o profissional atua em diferentes setores, auxiliando no planejamento estratégico de comunicação e marketing, atuando nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, execução e avaliação de estratégias, bem como no gerenciamento de sistemas de informação em marketing, conforme os objetivos estratégicos e de negócios das empresas.

Além da expansão do setor, a cada dia surgem novas profissões relacionadas ao campo de atuação como gerente de marketing online, arquiteto de marketing visual e especialista em storytelling, por exemplo. E o melhor, as novas ocupações prometem salários bem promissores como você poderá conferir.

Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre comunicação e marketing, bem como sobre a possibilidade de formação na área e as possibilidades de atuação oferecidas pelo mercado de trabalho. Confira a seguir!

Graduação em comunicação e marketing

Um exemplo de curso de formação especializada na área é a graduação em Comunicação e Marketing oferecido pelo Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro. Com duração de quatro anos, o curso pode ser realizado presencialmente ou de modo semipresencial e promete uma ampla base de estudos para preparar o profissional para o mercado de trabalho. 

O curso é um exemplo das graduações que podem ser encontradas, buscando formar pessoas com pensamento estratégico para atuarem como gestores com capacidade de alinhar as expectativas de um determinado empreendimento ao contexto mercadológico em que ele estiver inserido.

Devido ao caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado em Comunicação e Marketing pode ampliar o seu campo de trabalho. Sendo assim, ele pode atuar em departamentos de marketing e/ou comunicação tanto de organizações privadas quanto de órgãos públicos, assim como junto a agências de publicidade e assessorias de comunicação.

A formação é pensada no sentido de oferecer aos alunos o que há de mais atual na área, logo, entre as disciplinas ofertadas podem ser encontrados temas como Cultura Digital, Empreendedorismo, Comunicação Visual, Teorias de Comunicação, Mídia, Planejamento de Comunicação e Marketing, Gestão de Marcas, Eventos e Pessoas, Comunicação Integrada, Desenvolvimento Humano e Social e Marketing Digital. 

Área de atuação

São muitas as possibilidades de atuação para o profissional formado em Comunicação e Marketing. Não é a toa que esta é considerada uma das profissões do futuro, pois é uma área bastante afinada com a era da informação em que vivemos, alinhada às novas tecnologias e tendências culturais. 

Dentro da área podemos encontrar diferentes campos relacionados ao meio digital, como o Marketing de Conteúdo (percebendo a comunicação e seleção de conteúdo que representa a empresa e melhor se comunica com seu público-alvo), Inbound Marketing (que analisa quais ferramentas ou canais estão disponíveis para realizar as ações de marketing), Mídias Sociais (analisando o comportamento dos consumidores através das redes sociais e o Neuromarketing (unindo ciência e marketing, estuda o comportamento do consumidor, compreendendo potenciais clientes).

Quanto à remuneração, pode-se afirmar que o mercado oferece amplas oportunidades aos profissionais da área. Segundo o site Vagas, um profissional de comunicação e marketing recebe um salário inicial em torno de R$1,7 mil, podendo vir a ganhar até R$5 mil. A média salarial nacional é de aproximadamente R$3 mil. Contudo, profissões emergentes prometem ganhos de R$7 mil a R$15 mil, ou até mais, dependendo da função e da experiência do profissional, o que torna ainda mais atraente a profissão para quem está pensando em investir em sua formação.  

Marketing digital e novas profissões

É possível perceber as novas tendências do mercado de trabalho de comunicação e marketing devido ao impacto das novas tecnologias que ajudam a tornar a área ainda mais complexa e fundamental para o sucesso de empresas e produtos. Devido a isso, novas oportunidades profissionais surgem a cada dia, sendo criadas novas ocupações no mercado de trabalho, relacionadas à área.

Uma das novidades se trata do marketing digital, um conjunto de práticas, processos e de ferramentas de marketing utilizados nos ambientes virtuais, representando as ações de marcas e empresas feitas por meio da internet, por dispositivos móveis e, principalmente, pelas redes sociais. Não é por acaso que as grandes empresas investem cada vez mais em ações de marketing realizadas no ambiente virtual. 

O nicho tem crescido consideravelmente, alavancando novas profissões como a já mencionada de gerente de marketing online, analista de mídias sociais entre outras. São atividades que se tornam bastante requisitadas por empresas de variados portes que prometem bons salários aos profissionais do setor. Então fique ligado nas oportunidades e invista na sua formação!

Deixe um comentário